Edital para baixos de viaduto no Bixiga não atrai propostas

baixo viaduto bixiga terreyro coreografico

Baixo do viaduto Julio de Mesquita Filho, no Bixiga. Foto: Luanda Vannuchi

Encerrou-se no último dia 31 de maio o prazo para o recebimento de propostas de parceria para requalificação dos baixos do viaduto Julio de Mesquita Filho, no Bixiga. A Subprefeitura da Sé não recebeu manifestação de interesse de nenhum proponente, conforme publicado no Diário Oficial do Município no dia 2 de junho de 2016, o que encerra a licitação.

Leia mais aqui no blog sobre o assunto:
Ao público o que é público.
Concessão dos baixos de viadutos: armadilhas jurídicas
Confira carta do Terreyro Coreográfico contra projeto que ameaça o Bixiga

A notícia foi recebida com entusiasmo por grupos de cultura com atuação no Bixiga, que veem na falta de interesse do mercado uma oportunidade para que um novo projeto para o complexo seja desenhado por aqueles que vivem e atuam na região: pequenos comerciantes, moradores – inclusive os de rua, que estiveram presentes na audiência pública sobre o edital realizada em 19 de maio –, os que desenvolvem ali projetos culturais, sociais, e que conhecem e pensam o bairro para além dos interesses do mercado, a partir de sua história multicultural.

Agora, conforme informado pela assessoria jurídica da subprefeitura, o edital deverá voltar para a SP Urbanismo, responsável pelo desenho do projeto, para que seja reformulado ou engavetado.

Mas enquanto isso não acontece, é importante que, de imediato, a Subprefeitura da Sé comece a realizar trabalhos mínimos de manutenção que ampliarão a permeabilidade e uso desses espaços, de forma a torná-los públicos de fato. A retirada de grades, cercas e muros que impedem sua fruição pública, e os cuidados básicos necessários a qualquer espaço público, como manutenção da iluminação pública, limpeza periódica, varredura, poda das árvores etc., não exigem grandes recursos, mas seriam certamente ações com grande impacto no bairro, que deseja que essa área de 11.500 m² possa ser vivida efetivamente como espaço público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s